O que é o Marcos Game Dev?

Marcos Game Dev é o melhor lugar pra aprender a desenvolver jogos incríveis!

Se você chegou agora por aqui e está com aquela confusão inicial, você pode começar se inscrevendo no meu canal do YouTube. Lá você encontra várias playlists com várias aulas pra você assistir. No entanto, antes de começar a mergulhar fundo nas vídeo-aulas, assista ESSA SÉRIE DE VÍDEOS GRÁTIS! Ela vai alinhar a sua mentalidade pra que você comece com o pé direito na programação de jogos.

Minhas aulas são de programação de jogos no motor Construct 2. Esse motor é ótimo pois é poderoso o bastante para quem já é experiente, e fácil de aprender pra quem está começando. Pra aprender esse motor você não precisa de conhecimento prévio em programação. Afinal, quando eu comecei nele, eu também não tinha conhecimento em programação. Você vai aprender enquanto desenvolve jogos nele, assim como eu fiz!

 

Quem sou eu?

Oi, tudo bom? Sou Marcos Fuchter, 19 anos, catarinense, e sou o cara que aparece falando nos vídeos.

Desde pequeno eu curto jogar. Passei a adolescência jogando games, tentando criar games e criando servidores em games multijogadores.

Minha primeira experiência com desenvolvimento de jogos foi quando criei um servidor de Tibia. Eu tinha 8 anos, se não me engano, e desde aquela idade já tinha a vontade de não só jogar, mas de criar experiências para os outros jogarem.

Com 11 meu primo me apresentou o RPG Maker, e foi aí que entendi o que é estar apaixonado. Tá bom, tá bom, não é pra tanto, mas eu fiquei super feliz.

Mexendo no RPG Maker desenvolvi o hobby de iniciar projetos. Só iniciá-los mesmo, porque não terminei nenhum. Com 11 anos vivi este erro, que está entre os mais comuns entre desenvolvedores. Viver isso sendo muito jovem foi um grande aprendizado, o qual me ajudou a evitar esse erro nos dias de hoje. Conto como você também pode evitá-lo aqui.

Pelos 13/14 anos, parando um pouco com RPG Maker, conheci o maravilhoso mundo do GTA San Andreas Multiplayer. Eu apenas jogava esse mod até descobrir que era fácil criar um servidor e abri-lo para outros jogadores se divertirem.

Eu não era empreendedor, então não lucrei nada com meus servidores (sim, no plural, às vezes eu fechava um e abria outro, hábito de iniciar projetos). Era apenas uma coisa que eu gostava de fazer. Meu objetivo lá era dar o melhor atendimento possível para os jogadores que entravam no servidor. Atender bem seria explicar bem as regras do jogo, ouvir críticas, aceitar sugestões, etc. Eu consegui fazer isso, muita gente elogiava o atendimento que recebiam. Às vezes eu ficava no local de nascimento de novos jogadores esperando pra dar as boas-vindas a quem chegasse, hahaha.

Como isso também era só uma brincadeira pra mim, fui enjoando (como acontece com qualquer brinquedo). Fui me tornando muito menos ativo no meu servidor, a quantidade de jogadores foi baixando, até tudo isso acabar.

De quê tudo isso me serviu?

Porque eu estou contando essas coisas? Bem, porque além de eu achar que foram coisas interessantes que fiz na infância/adolescência, também acho que essas coisas me ajudaram no que eu faço hoje. Hoje eu faço o que eu queria fazer com o Tibia e RPG Maker (criar experiências para outras pessoas jogarem) somado com o que eu fazia no GTA SA:MP (atender bem as pessoas, não mais lhes explicando as regras do jogo, mas as regras de “como fazer o jogo”).

Eu cresci querendo ou desenvolver jogos (por gostar de jogos) ou ensinar inglês (por gostar de ajudar, ensinar, atender). Hoje eu ENSINO a DESENVOLVER JOGOS. Dá pra entender muito sobre porque uma pessoa é como é hoje observando seu passado.

 

O surgimento do MARCOS GAME DEV

Eu comecei o meu canal no YouTube (anteriormente DevVlog, hoje Marcos Game Dev) por um motivo “altruísta egoísta”. Eu queria ficar melhor em programação de jogos e li que ensinar os outros é uma ótima forma de se aperfeiçoar no que faz.

Conforme eu lançava vídeos fui percebendo que eu realmente estava evoluindo bastante. Não só em programação, mas meus vídeos estavam ficando melhores também.

Meus vídeos estavam recebendo feedbacks estritamente positivos, e aquilo estava me deixando muito animado pois eu adorava gravar vídeo-aulas e adorava ajudar as pessoas a fazerem algo que eu gostava (e elas também). Fui mantendo uma frequência boa de vídeos, fazia uma divulgação aqui e ali, e o canal foi crescendo.

Comecei a amar o processo de preparar uma vídeo-aula, gravar o vídeo, postar e ver a reação das pessoas. Amar tanto que comecei a buscar maneiras de tornar isso meu trabalho. Eu não queria mais desenvolver jogos pra lançar, queria desenvolver cursos para ajudar as pessoas a lançar jogos. (Você pode conhecer estes cursos na aba “Conteúdo Premium“, no topo dessa página).

Pra isso dar certo preciso que meu conteúdo alcance mais pessoas. Por esse e outros motivos estou criando esse site e passarei a desenvolver mais conteúdo educacional de programação de jogos.

 

Este sou eu. E você, quem é? Sinta-se livre pra me falar sobre você, se quiser, e a sugerir conteúdos para eu fazer que irão te ajudar! Você pode me escrever um email por esse formulário. Conhecer as pessoas que consomem meu material é de grande ajuda pra criar conteúdos cada vez melhores!

Abração!